Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/01/2019, com dez dicas de como proceder quando for demitir um funcionário.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
Qual é a melhor maneira de demitir um funcionário?
Um ouvinte escreve: "Sei que é chato perguntar, mas qual é a maneira apropriada de demitir um empregado?"
Bom, não só é muito chato, como é o segundo pior instante da vida de um profissional. O primeiro é ele ser demitido. Mas vamos lá.
Primeiro: não há dia, nem hora ideais para demitir alguém. Todo momento é péssimo.
Segundo: o empregado não deve ser apanhado de surpresa com a demissão. Ele deve ter sido previamente alertado sobre essa possibilidade, devido aos resultados ou ao comportamento. E deve ter tido todas as oportunidades para melhorar.
Terceiro: a demissão deve ser feita pelo superior direto, pessoalmente e reservadamente.
Quarto: verifique com a área de recursos humanos se existe a possibilidade de oferecer algo extra. A extensão do plano médico, por exemplo.
Quinto: chame o empregado e não faça rodeios. Diga direta e rapidamente que ele está sendo dispensado e por quais motivos.
Sexto: não se desculpe e nem tente amenizar a situação. A decisão é profissional, já foi tomada e não está em discussão.
Sétimo: mantenha a calma, mesmo que o demitido se torne emocional.
Oitavo: peça para uma pessoa de recursos humanos, que deverá estar aguardando fora da sala, acompanhar o empregado e informá-lo sobre valores e outros detalhes.
Nono: se a demissão não foi causada por uma crise, dispense o empregado do aviso prévio.
E décimo: reavalie a sua equipe e faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar futuras demissões.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário