2017-12-28

Faculdade sem muito prestígio tem efeito negativo na carreira? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/12/2017, sobre se uma faculdade sem muito prestígio atrapalha a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Faculdade sem muito prestígio tem efeito negativo na carreira?

estudo e carreira

Um ouvinte escreve: "Estou no terceiro ano do meu curso superior, em uma faculdade sem muito prestígio. É claro que eu teria preferido estudar em uma instituição famosa, mas fiz o que meus recursos me permitiram fazer. Pergunto se isso terá um efeito muito negativo em minha carreira profissional?"

Vamos supor que você participe de um processo seletivo, em que todos os candidatos sejam graduados em escolas do mesmo nível dessa, que você está frequentando. Nenhum deles será eliminado do processo só por causa disso. Porém, se um dos candidatos for diplomado por uma escola de renome, ele levará vantagem sobre os demais.

Mas isso não significa que o curso que você está fazendo seja ruim. O prestígio de uma faculdade depende muito dos ex-alunos. Quando uma boa quantidade deles atinge cargos de gestão em empresas, o nome da faculdade adquire destaque. É por isso que escolas com mais história tendem a ter esse conhecimento mais amplo no mercado de trabalho.

O que muita gente faz, e você também pode fazer, é acrescentar uma pós-graduação a seu currículo, de preferência, em uma instituição mais renomada.

A sua preocupação atual é válida, mas ela irá diminuir com o tempo. Na medida em que a sua carreira for se desenvolvendo, o peso da escola irá diminuindo. E os futuros recrutadores passarão a se preocupar, cada vez mais, com os resultados práticos que você obteve em empresas, do que com a instituição em que você se formou.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: