2018-12-17

O que vale mais: um bom técnico sem liderança ou um líder que não é técnico? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/12/2018, com um ouvinte que é um bom técnico e tem um líder que não é.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O que vale mais: um bom técnico sem liderança ou um líder que não é técnico?

bom líder em reunião

Um ouvinte pergunta o que vale mais: ser um bom técnico sem liderança ou ser um bom líder sem conhecimento técnico? E ele explica que está no primeiro grupo e o supervisor dele, no segundo. E que portanto, o líder que não é tão técnico ganha mais que o técnico que não é líder.

E ele escreve: "Quando a minha empresa abre uma vaga de técnico, ela precisa pedir que a gente indique alguém, porque não aparece nenhum candidato. Mas quando abre uma vaga de líder, a fila de pretendentes dobra a esquina. Então se a lei da oferta e da procura funciona, um técnico não deveria ganhar mais do que um líder?"

Bom, eu posso começar lhe dizendo que a referida lei sempre funcionou e irá funcionar. A fila de pretendentes a que você se refere será peneirada, coada e filtrada, até que sobre um candidato que tenha tanto o conhecimento técnico, quanto a experiência anterior como líder.

Ou, em outras palavras, a fila é inchada porque o número de esperançosos é grande, mas aquele que for contratado valerá a diferença salarial em relação aos subordinados técnicos.

Isso significa que o seu líder atual, que não é técnico, conseguiu o cargo ou por motivos que contornam a lei da oferta e da procura, ou porque a empresa vê bons motivos para investir nele.

Portanto o mais importante de tudo é que você, sendo o bom técnico que é, poderia fazer um curso de liderança, para que possa vir a se tornar para outros bons técnicos, o líder que você gostaria de ter.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: