2018-12-06

Pensei em cursar administração, mas ouvi que o mercado está saturado. É verdade? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/12/2018, com um ouvinte que está para escolher a faculdade e quer saber mais sobre o curso de administração e o mercado de trabalho para ele.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Pensei em cursar administração, mas ouvi que o mercado está saturado. É verdade?

curso de administração

Um ouvinte escreve: "Preciso escolher a faculdade que vou fazer e pensei em administração. Mas tenho ouvido que o mercado de trabalho para administradores já está saturado e que há profissões mais rentáveis. Gostaria de ouvir a sua opinião."

Certo. Começando pelos fatos. Administração é o curso que mais forma profissionais no Brasil. E por um motivo simples: nenhuma outra profissão oferece uma gama tão ampla de possibilidades de emprego.

Portanto não há saturação, porque embora haja uma enorme quantidade de formandos, há também um número compatível de vagas.

Há tempos, as profissões que mais geram vagas são administração, direito, engenharia e informática. Certamente existem profissões mais rentáveis, mas que não irão gerar vagas suficientes para todos os formandos, ou para a maioria deles.

Por isso, quando uma pessoa lhe sugerir um determinado curso, pergunte se ela conhece alguém que se formou nele e que esteja trabalhando na área. Isso porque essas sugestões ocasionais costumam ser extraídas de leituras na internet, e não de contatos pessoais.

E, finalmente, administração lhe dá a oportunidade de ingressar no mercado e, depois de um par de anos, numa sequência natural, fazer cursos de especialização no setor administrativo em que você melhor se enquadrou.

Em resumo, não opte por um curso sem antes pesquisar bem, se ele pode lhe oferecer a oportunidade de começar a estagiar, ou a trabalhar, ainda antes de se formar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: