2018-12-13

O risco de ameaçar de deixar a empresa se não conseguir um aumento salarial - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/12/2018, com um ouvinte que está pensando em aproveitar a situação em que está sozinho em seu setor para pressionar o chefe a lhe dar um aumento.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O risco de ameaçar de deixar a empresa se não conseguir um aumento salarial

sair do emprego se não tiver aumento

Um ouvinte escreve: "Somos só dois funcionários em meu setor, que lida com aplicações tecnológicas bem específicas, em uma grande empresa. Meu colega pediu demissão e eu fiquei sozinho, enquanto a empresa procura um substituto para ele.

Já faz tempo que venho alertando meu gerente que o meu salário não está em linha com o que o mercado paga. E acredito que agora eu esteja com a faca e o queijo na mão para ser mais exigente. Pergunto como posso abordar o meu gestor sem melindrá-lo, mas deixando claro que ele já perdeu um, e pode perder dois."


Humm, não sei se isso vai funcionar tão bem como você imagina. Eu já vi muitas situações em que um funcionário descobriu, na pior hora, que a faca não estava tão bem afiada ou que o queijo estava meio rançoso.

Mesmo que o seu gerente se veja forçado a lhe conceder um aumento, não creio que ele irá reconhecer que perdeu a queda de braço e deixar por isso mesmo. Você poderá ter uma surpresa desagradável se, por exemplo, dois novos funcionários forem contratados, e não um só.

A maneira profissional de conduzir o caso seria mostrar a seu gerente que você merece o reajuste por comparações com o mercado, mas sem insinuar que poderá deixar o gerente na mão.

Empresas grandes não costumam deixar pontas soltas em serviços essenciais. E você só se daria bem se já tivesse outra proposta firme com um salário maior. Se não tem, uma ameaça poderá prejudicar você, em vez de lhe favorecer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: