2018-07-12

Coach de carreira eficiente é aquele com experiência prática em empregos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/07/2018, com uma ouvinte que está pensando em fazer um curso para se tornar coach.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Coach de carreira eficiente é aquele com experiência prática em empregos

coach de carreira

Uma ouvinte escreve: "Ouço muito falar em coaching e estou pensando em fazer um curso para me especializar nessa modalidade, já que tenho formação em Psicologia. Qual é a sua visão sobre esse mercado de coach?"

Bom, de vez em quando, surge uma palavra facilmente adaptável a diversas situações profissionais. Isso já aconteceu com reengenharia, empregabilidade, sustentabilidade e outros termos, que acabaram se desgastando, pelo uso indiscriminado.

Hoje em dia, a palavra da moda é coach. A facilidade que ela contém é que "coaching" significa "treinamento", um conceito bastante amplo e que vem sendo aplicado desde sempre.

Quando um termo começa a ficar meio batido, a solução é adicionar a ele um sobrenome para diferenciá-lo. Como, por exemplo: coach de qualidade de vida, coach de alimentação macrobiótica ou qualquer outra extensão que a criatividade permita.

Um coach de carreira não é alguém que dará conselhos iguais a muitas pessoas; é alguém que dará orientações específicas a cada pessoa que atender.

Por isso, um coach de carreira eficiente é alguém com experiência prática em empregos, que tenha passado por muitas situações reais e aprendido com elas.

No seu caso, a formação em Psicologia certamente ajuda, mas não elimina a necessidade da vivência prática em alguma especialidade. Se você a tem, a resposta para a sua pergunta é: sim, um bom curso de coaching a ajudará a entender melhor como começar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: