2018-07-16

'Quero mostrar aos empregados que motivação implicam no sucesso do negócio' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/07/2018, com uma ouvinte gestora de pessoal que trabalha em uma pequena empresa familiar cujo ambiente de trabalho não anda lá essas coisas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Quero mostrar aos empregados que motivação implicam no sucesso do negócio'

empregados desmotivados

Escreve uma ouvinte: "Sou gerente de pessoal em uma pequena empresa familiar, que oscila entre bons e maus resultados, mais estes do que aqueles, infelizmente. O proprietário é uma pessoa enérgica e agressiva, e fala que todo mundo precisa se esforçar mais para evitar os prejuízos.

Mas os empregados vêm reclamar comigo, do ambiente pesado e da pressão constante. Eu gostaria de mostrar que a satisfação e a motivação implicam no sucesso do negócio. E pergunto se uma pesquisa de clima interno ajudaria a mudar a situação?"


Eu respeito a sua convicção, mas acredito que o sucesso do negócio é que implica na satisfação e na motivação, e não o contrário.

Nenhum dono que conheci até hoje, abriu uma empresa para proporcionar contentamento geral. Todos começaram pensando: primeiro, em não quebrar; depois, em empatar; e finalmente, em lucrar para recuperar o investimento inicial.

No seu caso, a pesquisa somente iria funcionar caso o dono estivesse convencido de que os empregados estão felizes e satisfeitos. Se ele sabe que não estão, o que é bem provável porque dono presta atenção a tudo, ele não irá autorizar a pesquisa.

Sei que a sua situação como ouvidora de queixas é difícil. Mas você precisa decidir se defende os empregados perante o dono ou se defende as razões do dono. Assim como você, eu também prefiro a primeira hipótese, mais social e mais humana, mas em empresa de dono, a opinião que prevalece é sempre a dele.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: