2018-07-04

Falta de retorno positivo mostra que a empresa acredita no incentivo pelo silêncio - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/06/2018, com um ouvinte cujo chefe não lhe dá feedback.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Falta de retorno positivo mostra que a empresa acredita no incentivo pelo silêncio

mulher chefe silenciosa quieto

Um ouvinte escreve: "Não consigo entender o meu gestor. Ele nunca vem falar comigo, não me orienta e essa desatenção me faz sentir como se eu fosse descartável. Tenho bastante trabalho e procuro fazer o melhor, mas é constrangedor ficar sem saber como meu desempenho está sendo avaliado, se é que está. Você teria alguma explicação para isso?"

Bom, eu creio que podemos considerar três hipóteses. Primeira: o seu gestor caiu de ponta-cabeça do berço quando era nenê e ficou com sequelas. Segunda: ele tem consumido açúcar em excesso e isso embaça o raciocínio dele. E terceira: talvez você esteja exagerando um pouco.

Não estou afirmando que o seu gestor seja um modelo de líder, mas se você está fazendo bem o seu trabalho e ele não lhe diz nada, isso costuma significar o seguinte: que você está fazendo bem o seu trabalho e seu gestor não precisa lhe dizer nada.

É claro que ele poderia se beneficiar muito de cursos e leituras sobre gestão positiva, performance cultivada, feedback pró-ativo, reversão de paradigmas e outros instrumentos de performance conectiva. Mas você está em uma empresa que acredita mais no incentivo pelo silêncio do que na alavancagem retórica.

Se o seu gestor foi promovido ao cargo que ocupa, é porque ele satisfaz as exigências da empresa. E nesse caso, talvez você precise procurar uma empresa mais ajustada ao seu perfil. Existem muitas, embora elas ainda estejam longe de ser a maioria.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: