2018-07-18

Lista de características desejáveis por empresas traça empregado ideal - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/07/2018, com um ouvinte que entrou no site da empresa em que quer trabalhar e viu uma lista muito extensa de características desejáveis em candidatos de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Lista de características desejáveis por empresas traça empregado ideal

lista profissional

Um ouvinte escreve: "Eu gostaria de me candidatar a uma vaga em uma empresa bastante conhecida. Mas entrei no site dela, naquela seção de 'Trabalhe conosco', e li uma lista de características profissionais e pessoais desejáveis para interessados em uma vaga.

A lista é tão longa que, sinceramente, fiquei meio assustado. Será que o objetivo da lista é afastar candidatos, em vez de atrai-los? Devo cadastrar o meu currículo, mesmo sabendo que não terei chance?"


Sim, você deve e você terá chance. Esse tipo de lista traça o perfil do empregado ideal, aquele que tem todas as qualidades e nenhum defeito. E não há ninguém assim no mercado de trabalho.

Se essa lista fosse aplicada a todos os funcionários da própria empresa, boa parte deles teria que ser dispensada, por não se enquadrar em parte dos tópicos.

Mesmo assim, a lista faz sentido se você pensar, por exemplo, em uma pessoa ideal com a qual você gostaria de compartilhar o resto da sua vida. Aí, você relaciona o que espera dessa pessoa: inteligência, beleza, simpatia, carinho, compreensão e mais uns vinte atributos positivos.

Você logo descobrirá que vai ser difícil encontrar alguém no mundo que tenha tudo isso. Mas haverá quem compense a falta de uma qualidade com o excesso de outra. Por fim, o seu alto nível inicial de exigência ficaria limitado ao que de melhor aparecer.

A lista da empresa segue essa mesma lógica: pedir a perfeição e contratar o mais satisfatório. Que pode ser você, por que não?

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: