2019-02-08

Como aprender a negociar melhor para receber créditos ao contribuir em um projeto - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/02/2019, com uma ouvinte que ajudou em um projeto, mas não recebeu nenhum crédito por isso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como aprender a negociar melhor para receber créditos ao contribuir em um projeto

mulher negociando

Uma ouvinte escreve: "Um colega de trabalho recebeu a incumbência de preparar um projeto e solicitou o meu auxílio informal. Eu ajudei e o projeto foi aprovado e elogiado, mas não recebi nenhum crédito.

Projetos desse mesmo tipo são comuns em nossa empresa e eu gostaria muito de assumir um, mas ainda sou nova de casa e só os mais antigos são nomeados, como foi o caso do colega que se aproveitou da minha bondade. Não sei se devo mencionar esse fato ao gerente da minha área ou se aprendo a ser menos compreensiva com as necessidades alheias."


Nenhuma das duas. Procurar o seu gerente, depois do fato consumado, pode ter um efeito inverso ao que você imagina, já que o seu colega mais antigo certamente irá minimizar a sua contribuição. E aí será a sua palavra contra a dele.

E deixar de contribuir com quem possa se beneficiar dos seus conhecimentos, só iria limitar a possibilidade de você ser escolhida para preparar um futuro projeto.

Além disso, não creio que a sua contribuição para o projeto do seu colega tenha sido tão sigilosa, que ninguém mais ficou sabendo. A sua ajuda foi percebida e você será novamente solicitada a colaborar.

Quando isso acontecer, você pode e deve esclarecer antecipadamente qual será a sua participação e que créditos você irá formalmente receber.

O importante, apesar de sua compreensível insatisfação atual, é você ter percebido que tem muito a oferecer aos necessitados. E que só precisa aprender a negociar melhor.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: