2019-02-13

Como se adaptar ao novo ambiente quando a empresa muda de dono? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/02/2019, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa que foi comprada por outra.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como se adaptar ao novo ambiente quando a empresa muda de dono?

adaptação ambiente de trabalho

Escreve uma ouvinte: "A empresa em que trabalho, de porte pequeno para médio, foi comprada por outra bem maior. Os diretores da nossa empresa foram mantidos pelos novos donos e alguns profissionais de lá, que vieram observar o nosso trabalho, fizeram elogios a nossa cultura e ao nosso ambiente.

Isso nos deixou aliviados, mas estamos sentindo que o nível de exigência vem aumentando a cada dia. E estamos receosos de que vá aumentar muito mais. Se o que ouvimos é verdade, não seria interessante que a nova empresa absorvesse o que nós temos de positivo?"


Seria, mas infelizmente não costuma funcionar assim. Quando a empresa compradora é agressiva e competitiva, como parece ser o caso, a tendência natural é que ela imponha o seu ritmo e o seu foco em resultados imediatos.

Isso não significa que ela irá desprezar o que pode absorver de útil para melhorar os seus processos, mas sinto lhe dizer que isso não inclui cultura e ambiente.

O choque de uma mudança sempre é doloroso. E eu só posso sugerir que vocês tentem enxergar as oportunidades de carreira que a nova empresa tem a oferecer.

Sinto também lhe dizer que a sua empresa deixou de existir no momento em que ela foi comprada. Mesmo que ela mantenha o nome e, por enquanto, também os diretores.

Agora, para vocês, tudo se resume a uma questão de adaptação, como se vocês tivessem começado em um novo emprego. Não irá dar certo para todos, mas dará para alguns. E eu espero que dê para você.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: