2019-02-07

Vale a pena deixar um emprego para fazer um intercâmbio no exterior? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/02/2019, sobre fazer intercâmbio.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Vale a pena deixar um emprego para fazer um intercâmbio no exterior?

intercâmbio x carreira

Um pai-ouvinte escreve: "Meu filho deseja fazer um intercâmbio de seis meses no exterior. Na verdade, deseja não é bem o termo; ele quer ir de todo jeito. Aqui na família estamos em dúvida, porque ele tem 24 anos e está empregado. E não sabemos se na volta, ele vai conseguir, como afirma que vai, um emprego melhor, com um salário maior, em uma empresa multinacional. Gostaria de ouvir o seu parecer."

Pois não. Ele deve ir.

Ao ouvir isso, ele certamente dirá: "Viu, eu não falei?" Falou, mas seu pai também está certo. O que irá acontecer quando você voltar ainda é uma interrogação, mas a viagem compensará mesmo assim.

Porque, de tempos em tempos, algo novo passa a ser exigido de candidatos a bons empregos em grandes empresas. E coisas que antes eram vistas como um diferencial, porque poucos candidatos tinham, se tornam pré-requisito básico, porque muitos passam a ter.

Já foi, em décadas variadas, um diploma de datilografia, um curso superior, o idioma inglês ou uma pós-graduação. Como a procura por intercâmbios só cresce, não vai demorar para que ele se torne um item mais comum em currículos.

Portanto, caro pai, se o seu filho não for agora, talvez ele não possa ir mais, daqui a uma década, quando muitos já tiverem ido.

Em resumo: o intercâmbio não é garantia de retorno imediato para a carreira, mas é um aconselhável investimento de médio prazo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: