2019-02-14

Como manter o relacionamento com os novos subordinados ao virar chefe na empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/02/2019, com uma ouvinte que foi promovida a um cargo de chefia tendo como subordinados seus ex-colegas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como manter o relacionamento com os novos subordinados ao virar chefe na empresa

reunião com subordinados

Uma ouvinte escreve: "Dentro de um mês irei assumir a coordenação do meu setor. Como vou me tornar gestora de pessoas que sempre foram meus colegas, tenho uma dúvida. Nós fazemos parte de um grupo informal de WhatsApp e almoçamos juntos todos os dias em uma cantina vizinha à empresa.

Tenho receio de que manter esse relacionamento próximo e amigável possa influir no grau de autoridade que vou precisar mostrar. Mas, por outro lado, deixar de participar do grupo pode causar uma impressão de que comecei a me sentir superior. Existe um meio-termo aceitável?"


Sim. vamos começar pelo WhatsApp. Antes dele existir, as pessoas conversavam umas com as outras durante o expediente. E o fato de alguém ter sido promovido a chefe nunca impediu que as conversas continuassem.

Obviamente, de agora em diante, você só passará a responder mensagens que não comprometam seu cargo, do mesmo modo que um chefe dos tempos da conversa, evitava discutir com os subordinados assuntos que eram de sua exclusiva responsabilidade.

Quanto ao almoço diário, você pode começar reduzindo a frequência de sua participação devido a carga de trabalho, um motivo mais do que aceitável.

Com o tempo, os seus novos subordinados se acostumarão com o fato de que você continua sendo a mesma que sempre foi, e somente precisou passar a dedicar mais tempo às prioridades do seu novo cargo.

Parabéns e boa sorte.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: